arranha-céu

 

A moça vinha chegando do Nordeste, ainda olhando pra cima, sem norte, tropeçando no asfalto. Como era possível uma cidade vertical?

 

- Filha, quando chegar lá, diz que tem um sorvete famoso, gostoso como o quê, anota aí o nome: Chicabom.

- Chica mãe?

- Chicamãe não menina, Chicabom. É fácil guardar. Lembra da filha da vizinha, a Chica, aquela das tranças que foi embora mais um caminhoneiro?

 

Ela enfiou a mão no bolso atrás de um trocado e finalmente lambeu o gelado. Não é que era gostoso mesmo, osh? Diferente do saquinho do Seu Argemiro, que tinha que morder pra abrir e deixava a boca vermelha, e língua, e blusa. Pura groselha.

 

Talvez pela posição do queixo, pescoço quebrado pra trás, sentiu que o ar lhe faltava. Esquisito. Puxava e não vinha. O gelado no gogó trouxe a confirmação: estava engasgando! Mas que sina! Lembrou do compadre Marildo, irmão do pai de Aninha, que morreu com um pedaço de carne entalado. Afogado, ouviu no velório.

 

Ainda moleque, imaginou onde aquele defunto foi achar água naquela secura de trincar chão. Resolveu: sentou na mureta em frente ao hotel de luxo. Se fosse morrer, seria com dignidade. Nada de escândalo, curiosos sádicos, bons samaritanos de plantão. Preferia a solidão da sua hora. Só sua. E nada da respiração vir. Nem um arzinho, até que... “é nesse que eu vou me agarrar”. A tosse que veio sacudiu o corpo e interrompeu o ridículo da cena. “Essa cidade começa doce, mas é bom ficar esperto”, matutou.

 

 

 

 

 

 

 

M18M: Por quais mares já navegou? 

 

Sylvia Mello: Já naveguei por muitos mares. Desde os concretos, mediterrâneos, negros, mortos, bem como internéticos, virtuais, invisíveis. Também deslizei pelas águas dos mares profundos, aqueles que correm na vertical, rumo aos abismos ínferos, úmidos e férteis. Navegações imprecisas, como alerta o poeta, mas vivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Projeto SAMAMBAIA © Todos os direitos reservados. São Paulo / Brasil. 2017.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now