sem título

 

 

Oeiras não é exatamente Lisboa. Sim, dá uns 20 minutos de transporte público. Ah, pode não ter exatamente o brilho da capital, mas tem tantos outros fascínios…

 

Em Oeiras, as ruas são tão estreitas que não transportam dois de uma vez. Quando alguém quer passar, para não ser jogado aos carros, o outro encosta na parede. E isso cria um laço entre os moradores, entende? Todo dia, um salva a vida do outro. 

 

Em Oeiras, as pernas que passeiam são curtas e longas. Os casacos são azuis, pretos e cinzas. Raramente se vê uma cor quente. Mas se tem uma visão que é recorrente é o branco. O branco dos cabelos dos senhores e senhoras que moram por aqui. São cabelos de nuvem por toda a parte. Uma cidade-maturidade. 

 

Em Oeiras, os azulejos rimam com as janelas antigas e as portas misteriosas. Cada casa esconde uma história que, só de olhar, dá vontade de ler. 

 

Em Oeiras, tem a estação de comboio - o trem dos portugueses. Tem muitas pastelarias - a padaria dos portugueses. Tem também muitos portugueses e - pasmem - brasileiros! Uma mistura que é de se maravilhar.   

 

Em Oeiras, é só andar um bocadinho que você se depara com o mar. Grandão, azul, esperando de braços abertos. Uma praia que guarda o pôr do sol mais lindo da região. Às vezes, até a lua aparece para apreciar o espetáculo. 

 

Em Oeiras, se você der alguns passos saindo da praia, encontra a rua mais importante do lugar. Cesário Verde é o nome dela. E o que tem nessa rua?

 

A casa que acolhe essa mulher brasileira. Que saiu de São Paulo em busca de poesia. Que viaja pra longe mas tudo que quer é ficar perto. Perto dela. 

 

Em Oeiras, a Julia encontrou a Julia.  

 

 

 

 

 

 

M18M: Por quais mares já navegou? 

 

Julia Santalucia: Brasil, Portugal. Atravesso oceanos em busca de mares nunca dantes navegados.

  

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Projeto SAMAMBAIA © Todos os direitos reservados. São Paulo / Brasil. 2017.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now